quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A palavra do bebê


A palavra do bebê

Palestra com Cristina Kupfer e mediação de Leandro Alves Rodrigues dos Santos

Dia 31 de agosto, das 20h às 22h
Local: Casa da Palavra - Praça do Carmo, 171, Centro - Santo André, SP
Inscrições: 4992-7218

“Assim eles se acham sob a compulsão de atribuir todas as perfeições ao filho – o que uma observação sóbria não permitiria – e de ocultar e esquecer todas as deficiências dele. (Incidentalmente, a negação da sexualidade nas crianças está relacionada a isso.) Além disso, sentem-se inclinados a suspender, em favor da criança, o funcionamento de todas as aquisições culturais que seu próprio narcisismo foi forçado a respeitar, e a renovar em nome dela as reivindicações aos privilégios de há muito por eles próprios abandonados. A criança terá mais divertimentos que seus pais; ela não ficará sujeita às necessidades que eles reconheceram como supremas na vida. A doença, a morte, a renúncia ao prazer, restrições à sua vontade própria não a atingirão; as leis da natureza e da sociedade serão ab-rogadas em seu favor; ela será mais uma vez realmente o centro e o âmago da criação – ‘Sua Majestade o Bebê’, como outrora nós mesmos nos imaginávamos. A criança concretizará os sonhos dourados que os pais jamais realizaram – o menino se tornará um grande homem e um herói em lugar do pai, e a menina se casará com um príncipe como compensação para sua mãe. No ponto mais sensível do sistema narcisista, a imortalidade do ego, tão oprimida pela realidade, a segurança é alcançada por meio do refúgio na criança. O amor dos pais, tão comovedor e no fundo tão infantil, nada mais é senão o narcisismo dos pais renascido, o qual, transformado em amor objetal, inequivocamente revela sua natureza anterior.”

Sigmund Freud, 1914 (Sobre o Narcisismo: uma introdução)


Maria Cristina Machado Kupfer é psicanalista, professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSA-IPUSP), editora da revista Estilos da Clínica e co-coordenadora do LEPSI. Autora de Educação para o futuro: psicanálise e educação (Escuta) e Freud e a educação: o mestre do impossível (Scipione).
Dia: 31 de Agosto de 2012
Horário: 20h00 - 22h00

maiores informações pelo blog:http://casadapalavrasa.blogspot.com/

Aberto ao público: com certificados de participação ou horas culturais aos interessados
VAGAS LIMITADAS 


Cassiano Ricardo Tirapani
Coordenador - Casa da Palavra - 4992-7218
Praça do Carmo, 171, Santo André
-- 
A Casa da Palavra é um espaço público dedicado a uma programação de cunho cultural, localizada na Praça do Carmo, 171- Centro – Santo André - SP.
 
O seu trabalho é voltado aos apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores, estudantes, artistas, e aos mais diversos amantes da palavra.
 
Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura (ELL), que se destina à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores.
 
Venha conhecer a Casa da Palavra, estamos abertos a novas idéias!
 
Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Santo André
 
Contato:
 
Telefone: 4992-7218
 
Visite também o nosso blog: http://casadapalavrasa.blogspot.com/
 
Para a apresentação de projetos ou cursos, contatar:
Cassiano Ricardo Tirapani - Coordenador da Casa da Palavra
crtirapani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário