sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A cegueira da visão

Na minha coluna LITERATURA do Portal Mauá & Região, fiz uma entrevista com a escritora KELI BRAZ, ex-aluna de Letras da FIRP, sobre seu primeiro livro e sobre o que é escritor. Acompanhem:


A cegueira da visão

Hoje vocês vão conhecer a escritora KELI BRAZ e seu livro A Cegueira da Visão. 
Keli nasceu em Mauá, cidade em que mora até hoje com o marido e os dois filhos. Cursou Administração na Universidade Metodista de São Paulo e atuou na Indústria, no setor Comercial, por 12 anos. Em 2005 ingressou no curso de Letras nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires para realizar um desejo pessoal, pois é apaixonada por leitura desde criança. O curso aprimorou seus conhecimentos e intensificou ainda mais o gosto pela leitura e pela escrita. Publicou dois poemas, respectivamente, nos livros Pasárgada? Eu, hein! (Litteris, 2009) e Plêiade (Litteris, 2010) e o romance A Cegueira da Visão (Giostri, 2012). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de São Paulo.
A seguir a entrevista exclusiva que Keli deu à coluna.
Você lançou seu livro em junho, na Livraria da Vila – Lorena, em São Paulo.
Como foi? O que sentiu ao lançar o seu primeiro livro?
Foi muito emocionante, quase como o nascimento de um filho. Eu senti um nó em algum lugar dentro de mim, uma mistura de medo (não sei de quê) com empolgação.
Do que trata A Cegueira da Visão?
Trata-se daquela mania que o ser humano tem de só enxergar as coisas que lhe são importantes quando não as tem mais.
Como teve a inspiração para escrever? Aliás, acredita em inspiração?
Tive inspiração ouvindo relatos de experiências de pessoas conhecidas (e desconhecidas). Certa vez, no metrô, ouvi uma conversa entre duas mulheres e o comentário de uma delas me chamou muita atenção. Depois disso passei a prestar atenção às conversas e descobri que muitas pessoas (inclusive eu mesma) tinham algo em comum com a mulher do metrô. 
Sim, eu acredito em inspiração e também na falta dela. Eu escrevo melhor à noite.
Para você, o que significa ser escritor?
Significa não conseguir manter os pensamentos dentro de você. "Eles" precisam pular para o papel para parar de "cutucar" e quando se libertam, a sensação é muito boa.
Uma mensagem aos que desejam se lançar no mundo editorial. Não desistam e não desanimem com a falta de respostas dos profissionais do ramo.

http://portalmauaeregiao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário